No dia 5 de novembro, integrantes do Programa Estratégico do Exército SISFRON participaram da solenidade de recebimento do Catamarã Forte Junqueira, no Comando da 18ª Brigada de Infantaria de Fronteira (18ª Bda Inf Fron), em Corumbá (MS), que foi produzido no estaleiro Bibi Eireli, localizado na cidade de Manaus (AM) e que se deslocou até Corumbá por meio fluvial e por rodovias.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O catamarã amplia a capacidade operacional e logística da guarnição, que a partir de agora, dispõe de uma embarcação moderna e resistente para atender suas diferentes atividades e necessidades. Na oportunidade o Comandante da 18ª Bda Inf Fron, General de Brigada José Luis Araújo dos Santos, realizou um pequeno trajeto no Rio Paraguai com os demais participantes do evento. A atividade foi prestigiada pelo Gerente do Programa SISFRON, General de Brigada R1 Duarte,  acompanhado do assessor do Programa, Coronel R1 Félix.

O General Duarte orientou a todos quanto às possibilidades e condicionantes do programa na fase 2, e conheceu in loco as demandas e limitações daquele ambiente de Fronteira.

O SISFRON tem o propósito de fortalecer a presença e a capacidade de monitoramento e de ação do Estado na faixa de fronteira terrestre, potencializando a atuação dos entes governamentais com responsabilidades sobre a área.

Fonte: EPEx
Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).