Entre os dias 4 e 6 de dezembro de 2023, representantes do Exército Brasileiro (EB), liderados pela Chefia de Material de Aviação do Exército (Ch MAvEx), realizaram uma reunião significativa com integrantes do U.S. Army Materiel Command, U.S Army Security Assistance Command e outras agências do governo e exército norte-americano. Este encontro, realizado na base de Redstone Arsenal, em Huntsville, Alabama, teve como foco o projeto de renovação da frota de helicópteros da Aviação do Exército Brasileiro.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Participação de Líderes Militares Brasileiros

Snapinsta.app 412460774 897040978763340 5969213472133018575 n 1080

A comitiva brasileira foi liderada pelo Gen Div NEGRÃO, Chefe de MAvEx, e incluiu a participação de figuras importantes do Exército Brasileiro, como o Gen Bda EVERTON, Adido Militar do EB para os EUA; Gen Bda CARVALHO LIMA, Comandante de Aviação do Exército; Gen Bda ROCHA LIMA, Chefe do Escritório de Projetos do Estado-Maior do Exército; e do Gen Bda WELLINGTON, futuro Chefe da MAvEx.

Objetivos e Expectativas da Reunião

Snapinsta.app 412482093 1067101747935196 5808298022525394963 n 1080

O encontro visou discutir e avançar nos planos de modernização e renovação da frota de helicópteros da Aviação do Exército, explorando possibilidades e parcerias com o Exército dos Estados Unidos e suas agências. A renovação da frota é fundamental para manter a capacidade operacional e de combate do Exército Brasileiro, garantindo a segurança e a eficácia das missões aéreas.

Importância da Colaboração Internacional

Esta reunião destaca a importância da colaboração internacional no campo da defesa e da aviação militar. A troca de informações e a parceria entre o Exército Brasileiro e o Exército dos Estados Unidos podem resultar em avanços significativos para a Aviação do Exército Brasileiro, trazendo inovações tecnológicas e reforçando a capacidade de operações aéreas.

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).