Representantes da Força Aérea Brasileira (FAB), da Embaixada do Brasil em Dacar, da Adidância de Defesa e da Embraer participaram da primeira edição do Africa Air Force Forum, organizado pela Força Aérea do Senegal, na capital do país africano, Dacar. O encontro promove o intercâmbio de diálogos em diferentes áreas de atuação da defesa em prol do desenvolvimento tecnológico e da soberania nacional, além de compartilhar conhecimento entre os representantes de diversos países, dentre eles, Estados Unidos da América (EUA), França, China, e de quase todas as nações africanas.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

36b6e144-1b97-41a0-ad2e-89b86411f78e.png

A FAB foi convidada a participar do evento, que ocorreu nos dias 26 e 27 de outubro, pelo alto grau de cooperação que mantém com diversos países da África, inclusive o Senegal. O Major Brigadeiro Vincent Dang, do Comando de Operações Aeroespaciais, participou como palestrante no painel Liderança e Cooperação em ação: Alavancar aliados e parceiros para sustentar a prontidão regional. Ele apresentou um estudo de caso sobre operações aéreas em conflitos de baixa intensidade, apresentando o a-29 e seu emprego na FAB contra ilícito transnacionais, em especial o tráfico internacional de drogas.

97a1854d-0de4-493d-bf48-f92a1cfdc823.png

Também estiveram presentes o embaixador do Brasil no Senegal, Bruno Cobuccio e o Adido de Defesa, Capitão de Mar e Guerra Raphael Gustavo Frischgesell. No estande da Embraer, eles receberam autoridades senegalesas, como o ministro das Forças Armadas, Sindiki Kaba; o chefe do Estado-Maior Geral das Forças Armadas, General de Exército Cheikh Wade; e o presidente do Conselho de Administração da Air Senegal, General da Divisão Aérea Joseph Mamadou Diop. O Forum também recebeu as visitas do chefes dos Estados-Maiores das Forças Aéreas do Benin, Mauritânia, Tunísia e África do Sul, e do comandante da Força Aérea dos EUA na África, General James B. Hecker.

48616a11-dfba-4bfa-aac0-e936e92016ad.png

Assessoria Especial de Comunicação Social (Ascom)

Marcelo Barros, com informações do Ministério da Defesa
Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).