Alunos do Instituto Padrão Militar de São Paulo visitam navios da Esquadra Brasileira

No período de 27 a 30 de janeiro, atracaram, no Porto de Santos (SP), quatro navios da Esquadra Brasileira, cumprindo o cronograma da Operação “Aspirantex/2023”. Na ocasião, mais de 14.000 pessoas visitaram o Navio Aeródromo Multipropósito “Atlântico” e as Fragatas “Defensora”, “Liberal” e “Independência”.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Os navios estiveram abertos à visitação pública entre os dias 28 e 29, quando receberam grupos de Escoteiros do Mar, alunos das escolas da região, além da Família Naval e da população da Baixada Santista e das diversas cidades do Estado de São Paulo. Durante a visitação, foram arrecadadas quatro toneladas de alimentos não perecíveis, que serão doados, na primeira quinzena de fevereiro, às instituições que realizam trabalhos assistenciais na Baixada Santista.

fgfdfdsff
Moradores e turistas visitam navios da Esquadra Brasileira no Porto de Santos

A Operação “Aspirantex/2023”, que iniciou no dia 16 de janeiro, segue até hoje (1º) na área marítima compreendida entre os estados do Rio de Janeiro e Santa Catarina. A comissão, que conta com 291 Aspirantes da Escola Naval e mais de 2.000 militares distribuídos nos cinco navios da Marinha do Brasil participantes, visa contribuir para o adestramento dos meios navais e aeronavais da Esquadra, bem como promover a familiarização dos Aspirantes com a vida no mar.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).