A Itália e o Brasil têm uma relação que vai além das raízes culturais e familiares. Essa ligação se estende à nossa participação na libertação da Itália contra o nazifascismo durante a Segunda Guerra Mundial. É uma história de coragem e sacrifício que ainda hoje é lembrada e celebrada em terras italianas. Diversas cidades da Itália possuem monumentos e homenagens aos heróis brasileiros que lutaram pela liberdade.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Um Herói Sergipano em Solo Italiano: A Visita a Rodano

Imagem do WhatsApp de 2023 09 21 as 0g9.40.56

Dr. William Soares, presidente do GRUSEF (Grupo Sergipano de Estudos da Força Expedicionária Brasileira), fez uma visita emocionante à cidade de Rodano. Esta cidade tem a distinção única de ser o único lugar na Itália que faz uma homenagem exclusiva a um sergipano: o Tenente Aurélio Vieira Sampaio, que morreu em combate durante a Segunda Guerra. Dr. William foi recebido pela prefeita de Rodano e outras autoridades locais, onde proferiu um discurso tocante de agradecimento.

O Discurso de Gratidão e Memória: Palavras que Tocam Corações

Em seu discurso, Dr. William Soares expressou sua gratidão à cidade de Rodano e ao povo italiano por honrar a memória dos combatentes brasileiros. Ele falou em nome do povo de Sergipe e do Brasil, agradecendo a forma como os italianos veneram a memória dos heróis que lutaram pela liberdade. “Isso serve de exemplo para todos, principalmente para nós, brasileiros”, disse ele. O discurso foi um momento de reconhecimento mútuo e de celebração da coragem e do sacrifício que unem os dois países.

A Importância da Memória e do Reconhecimento: Um Exemplo a Seguir

Imagem do WhatsApp de 2023 09 21 as 09.40.f56

O exemplo de Rodano e da Itália como um todo serve como um lembrete poderoso da importância de honrar aqueles que deram suas vidas pela liberdade e pela paz. É uma lição que todos nós, especialmente no Brasil, devemos levar a sério. A visita de Dr. William Soares e seu discurso emocionante são um testemunho do poder da memória e do reconhecimento, algo que deve ser cultivado e valorizado por todas as nações.

Leia o discurso do Dr. William Soares no Instagram do GRUSEF

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).