Brasil Celebra o Dia do Soldado em Solo Americano

Cerimônia em Washington reúne autoridades e destaca a importância do soldado brasileiro no cenário internacional

Em um gesto que demonstra a importância e o reconhecimento do Exército Brasileiro no cenário internacional, a Aditância do Exército Brasileiro nos Estados Unidos da América (ADIEX EUA) promoveu, no dia 25 de agosto, uma solenidade especial em comemoração ao Dia do Soldado. O evento, realizado em Washington/DC, capital dos EUA, não apenas celebrou a data, mas também reforçou os laços entre o Brasil e os Estados Unidos.

Presenças Ilustres

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A cerimônia contou com a presença de diversas autoridades, tanto brasileiras quanto americanas. Presidida pelo General de Brigada Everton Pacheco da Silva, Adido do Exército nos EUA, o evento teve a honra de receber a Srª Maria Luiza Ribeiro Viotti, Embaixadora do Brasil nos EUA, e o Sr. João Luiz de Barros Pereira Pinto, Consul-Geral e Embaixador do Brasil em Washington, DC. Além deles, estiveram presentes generais, ministros conselheiros, adidos militares estrangeiros, diplomatas e familiares, todos reunidos para homenagear a figura do soldado brasileiro.

Reconhecimento e Honrarias

Durante a solenidade, foram entregues diversas medalhas, símbolos de reconhecimento e gratidão pelos serviços prestados. As medalhas do Pacificador, do Exército Brasileiro e Militar de Ouro e Prata foram concedidas a autoridades civis e militares, em um momento de grande emoção e significado. A leitura da ordem do dia referente ao Dia do Soldado também foi um dos pontos altos do evento, relembrando a todos os presentes a importância e o valor do soldado na história e na atualidade do Brasil.

A celebração do Dia do Soldado em Washington/DC é uma prova do respeito e da estima que o Exército Brasileiro possui no cenário internacional. O evento reforça a importância de manter e fortalecer os laços entre nações amigas e destaca o papel fundamental do soldado brasileiro, não apenas em território nacional, mas também no exterior.

Marcelo Barros, com informações e imagens do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).