Durante a assembleia, foi ressaltada a participação da DHN na Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais

Entre os dias 14 e 25 de junho, o Brasil participou ativamente da 54ª Sessão do Conselho Executivo e da 31ª Sessão da Comissão Oceanográfica Intergovernamental da Unesco (Unesco/COI), realizada por videoconferência.

A delegação brasileira foi chefiada pelo Delegado Permanente do Brasil junto à Unesco, Embaixador Santiago Mourão, e composta por representantes da Marinha do Brasil, como o Diretor de Hidrografia e Navegação, Vice-Almirante Edgar Luiz Siqueira Barbosa, e por integrantes do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações.

Durante a assembleia, a delegação brasileira manifestou a importância de disponibilizar e compartilhar dados, produtos, serviços e informações dos oceanos, além de ressaltar a participação da Diretoria de Hidrografia e Navegação (DHN) na Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O Brasil manteve a sua posição no Conselho Executivo e o Capitão de Mar e Guerra Frederico Antonio Saraiva Nogueira, Oficial da DHN, foi reeleito Vice-Presidente para o Grupo Eleitoral III (América Latina e Caribe – GRULAC).

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).