Palestra realizada por ocasião da visita do Embaixador da Espanha no Brasil ao CINA

O Embaixador da Espanha no Brasil, Fernando Garcia Casas, acompanhado do Cônsul Geral da Espanha no Estado de São Paulo, Miguel Gómez de Aranda y Villén, visitaram, em 13 de agosto, o Centro Industrial Nuclear de Aramar (CINA), em Iperó (SP). As autoridades foram recebidas pelo Diretor do Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo (CTMSP), Vice-Almirante Paulo César Colmenero Lopes.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Na ocasião, foi realizada palestra sobre o Programa Nuclear da Marinha, seguida de visita ao Laboratório de Geração Nucleoelétrica (LABGENE), protótipo, em terra, dos sistemas de propulsão que serão instalados no futuro submarino convencional com propulsão nuclear brasileiro.

A visita teve como objetivo estreitar o relacionamento entre a embaixada da Espanha e a Marinha do Brasil (MB), apresentando as principais atividades desenvolvidas pela MB no âmbito nuclear e a sua importância para o desenvolvimento do País.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).