Bombeiros militares recebem instrução sobre o controle de pressão da Câmara Hiperbárica

O Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Nordeste (ComGptPatNavNE) recebeu, no dia 26 de janeiro, a visita de instrutores e alunos do Curso de Mergulho Autônomo de Resgate, promovido pelo Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A visita teve como objetivo promover aos militares o aprendizado sobre funcionamento e organização de trabalho do Grupo de Mergulho do ComGptPatNavNE, bem como alinhar conhecimentos e estreitar laços entre a Marinha e o Corpo de Bombeiros Militar, reforçando o compromisso das instituições nos trabalhos em conjunto.

wqse5y6hw5ujetf
Grupo de Mergulho durante adestramento sobre o funcionamento da Câmara Hiperbárica

Na ocasião, a equipe de bombeiros militares realizou simulação de mergulho na Câmara Hiperbárica, que, além de ser utilizada para Oxigenoterapia Hiperbárica no tratamento de doenças descompressivas, permite identificar a adaptação dos alunos à atividade de mergulho em um ambiente controlado, no qual é possível analisar a equalização das vias aéreas e o comportamento dos mergulhadores durante o exercício.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).