Rio de Janeiro (RJ) – Novidades apresentadas durante a LAAD Defence & Security vão equipar viaturas blindadas do Exército Brasileiro. São equipamentos e sistemas que aumentarão o poder de combate de três tipos de viaturas.
VBTP – MR Guarani 6X6
A Diretoria de Fabricação discute com a IDV, fabricante do Guarani, a versão 2.0 da viatura que “vai abarcar 26 oportunidades de melhoria selecionadas pelo operador do carro”, conforme explicou o Diretor de Fabricação do Exército, General de Divisão Tales Villela. Outra novidade foi a assinatura do contrato de atualização de oito canhões de 30 milímetros UT30. O sistema vai receber novos módulos eletrônicos e a pré-disposição para um kit antidrones.
Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.
Pela primeira vez, o simulador de motorista do Guarani foi mostrado. O equipamento foi desenvolvido em parceria com o Senai. Além da cabine do motorista, conta com a estação do instrutor, de onde o treinamento pode ser monitorado, e que permite a inserção de problemas a serem resolvidos pelo condutor. A iniciativa vai adestrar o motorista antes da operação da viatura, proporcionando economia de combustível e de tempo.
Ainda para a viatura Gurani, foi exibido o Sistema Gerenciador de Plataforma do Projeto Proteus. Trata-se de sistema desenvolvido pela Diretoria de Fabricação com a finalidade de integrar todos os subsistemas da viatura, o que proporciona uma maior consciência situacional para o comandante do carro.
VBMT-LSR 4×4
Durante a LAAD também foi exposta a Viatura Blindada Multitarefa Leve Sobre Rodas 4×4. O Exército Brasileiro recebeu 32 unidades e avalia a assinatura de um novo contrato com a IDV. O número de viaturas a ser produzido ainda não foi definido, mas a expectativa é de que seja atingido o índice de 60% de nacionalização.
A viatura 4×4 pode levar até cinco tripulantes e conta com um sistema de armas automatizado, que permite que o operador atire de dentro da viatura, com maior segurança para o militar.
Viatura de Cavalaria
A LAAD também apresentou novidades sobre as viaturas blindadas de Cavalaria. A Viatura Blindada de Combate de Cavalaria Média Sobre Rodas 8×8 Centauro II foi apresentada no estande da IDV, uma das integrantes do consórcio que fabrica a viatura.
O Centauro II deverá substituir o blindado Cascavel, modelo usado pelo Exército Brasileiro desde a década de 1970. Durante algum tempo, os dois modelos serão usados simultaneamente, já que um contrato de modernização do Cascavel pode estender a vida útil das viaturas por mais 15 anos. “A ideia é que o Cascavel seja um meio de evolução até termos um número considerável da viatura Centauro”, explicou o Diretor de Fabricação do Exército, General de Divisão Tales Villela.
Participe no dia a dia do Defesa em Foco
Dê sugestões de matérias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395