A Base Industrial de Defesa e Segurança (BIDS) brasileira é um componente essencial para a segurança nacional e desempenha um papel fundamental na criação de empregos, pesquisa, na defesa e soberania do país. O Brasil conta com uma base industrial de defesa robusta e multifacetada, capaz de atender às demandas das Forças Armadas em diversas áreas estratégicas. A diversidade é um dos seus pontos fortes, com indústrias dedicadas à produção de armamentos convencionais, como aviões de combate, veículos blindados e embarcações navais, além da tecnologia espacial, incluindo a produção de satélites e sistemas de monitoramento.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A BIDS brasileira no Google Maps

Como uma forma de facilitar a visualização no território nacional, Rodrigo Campos, diretor do Departamento de Defesa e Segurança (DESEG), da FIESP (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), criou no Google Maps a distribuição das BIDS. Desde polos industriais consolidados até regiões emergentes, como a Amazônia e o Nordeste, temos uma rede ampla e diversificada de empresas e instituições especializadas em defesa. Reconhecendo a necessidade de facilitar a localização dessas empresas.

Conhecendo o mapa da BIDS

O mapeamento feito por Rodrigo Campos no Google Maps apresenta a abrangência geográfica da base industrial de defesa, destacando seu alcance e impacto em todo o território nacional. Esse recurso visual facilita a pesquisa e a localização das empresas, tornando as informações sobre a BIDS brasileira mais acessíveis para o público em geral e potenciais parceiros internacionais.

Com informações do Invest Defesa

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).