Não fique refém dos algorítimos, nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias. |
Recife (PE) – Um espetáculo de sons, poesia, luzes e participação popular. Assim foi o evento cultural comemorativo ao Bicentenário da Independência do Brasil, realizado no dia 3 de setembro, na área externa do Museu Militar do Forte do Brum, em Recife. O Entardecer Patriótico contou com a presença de um grande público, além de autoridades civis e militares, incluindo o Comandante Militar do Nordeste, General de Exército Richard.
O espetáculo reuniu, em seu primeiro ato, uma banda mista, constituída por militares do Exército, Marinha, Aeronáutica, Polícia Militar de Pernambuco e Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco. O programa incluiu a execução dos Hinos Nacional Brasileiro e da Independência, dobrados, e músicas do cancioneiro popular, como Aquarela do Brasil, entre outras composições. A exibição de imagens nas muralhas do Forte do Brum acrescentaram mais emoção ao show.
No intervalo para a troca das orquestras, o público desfrutou da declamação do poema A Pátria, de autoria de Olavo Bilac, e da execução de um cordel sobre a história da Independência, composto pelo Tenente Anderson Santos, integrante do Comando Militar do Nordeste (CMNE).
Na segunda parte do Entardecer Patriótico, foi a vez do público apreciar a apresentação da Orquestra Sinfônica do Recife e a Orquestra Criança Cidadã, sob a regência do Maestro José Renato Accioly. O show contou com obras de compositores eruditos, como Carlos Gomes e Villa Lobos, a ícones da arte popular nordestina.Um dos momentos mais emocionantes foi a homenagem ao Maestro Duda, presente na plateia, quando se executou uma de suas obras, a Suíte Nordestina. A participação do músico Beto Hortis, em solo de sanfona durante pout-pourri de compositores nordestinos, arrancou muitos aplausos da plateia. Já em outra parte marcante do espetáculo, salvas de artilharia acompanharam a execução de O Guarani, de Carlos Gomes. Uma queima de fogos de artifício fechou o dia festivo.
O evento foi coordenado pelo CMNE e teve as parcerias institucionais do Governo do Estado de Pernambuco, Prefeitura da Cidade do Recife, Porto do Recife, Receita Federal, Grupo Moura, FHE/POUPEX e Usina Olho D´Água, vitais para a realização do espetáculo, à altura da relevância dos 200 anos da Independência do Brasil.
Fonte: CMNE
Participe no dia a dia do Defesa em Foco
Dê sugestões de matérias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395