A renomada Biblioteca Professora Therezinha de Castro da Escola Superior de Defesa (ESD) foi o cenário escolhido para o lançamento de uma obra que promete aguçar a curiosidade de todos que se interessam pelo futuro: “O futuro que nos aguarda – Perspectivas e Reflexões para o Século XXI”. O autor, Capitão de Mar e Guerra Alexandre Araújo, não é apenas um escritor, mas também aluno do Curso de Altos Estudos em Defesa (CAED) na ESD. A cerimônia contou com figuras ilustres, como o General de Exército Francisco Carlos Machado Silva e o Major-Brigadeiro do Ar Valdir Eduardo Tuckumantel Codinhoto.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Uma visão do amanhã

imagem 2023 08 11 091549130

A proposta do livro é audaciosa e extremamente relevante para os tempos atuais. A obra se dedica a explorar cenários possíveis para o mundo no século 21, utilizando tendências atuais, análises de especialistas e ferramentas de futurismo. O objetivo é oferecer ao leitor uma visão abrangente e bem fundamentada das transformações e desafios que nos aguardam nas próximas décadas.

Inspiração e antecipação

Originalmente previsto para ser concluído em 2024, o livro teve seu lançamento antecipado graças à rica experiência vivida pelo autor no CAED. “O curso me proporcionou uma gama de conhecimentos e experiências que aceleraram todo o processo de escrita. As aulas, palestras e trocas de experiências me trouxeram uma reflexão mais profunda e abrangente, facilitando e estimulando meu trabalho”, compartilhou o CMG Alexandre Araújo.

Reconhecimento e celebração

O General de Exército Carlos Machado, em seu discurso, ressaltou a importância da obra e parabenizou a iniciativa do autor. Ele destacou a riqueza das experiências múltiplas dos alunos do CAED e a relevância de obras literárias, mesmo em um mundo dominado pela internet e pelo digital. Ao final da cerimônia, em um gesto simbólico e generoso, o autor doou um exemplar da obra para enriquecer o acervo da biblioteca da ESD, garantindo que futuras gerações tenham acesso a essa reflexão sobre o futuro.

Marcelo Barros, com informações do Ministério da Defesa
Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).