Uma embarcação diferenciada atracou no Porto do Rio de Janeiro, na quinta-feira (26). Trata-se do “Aqua Felix”, o 1° navio da classe Fast Crew Supplier (FCS) 7011 do Grupo holandês Damen, uma embarcação rápida de mudança de tripulação das plataformas, sendo uma alternativa ao transporte por helicóptero. Lançado em 2021, o navio chega ao Rio de Janeiro pela 1ª vez e fica na cidade até o fim da tarde desta sexta-feira (27) para ser apresentado pelo armador às empresas do mercado de energia offshore.

Com a superestrutura e o casco feitos em alumínio, o FCS 7011 tem 73,6 metros de LOA (comprimento) e 11,2 metros de boca (largura), pesando um total de 105 toneladas. A embarcação é capaz de navegar a velocidades de até 40 nós e pode acomodar até 150 pessoas.

O navio apresenta uma variedade de tecnologias de compensação de movimento para a segurança das transferências da tripulação, em condições de até 3 metros de altura de onda. Outro diferencial está na capacidade de transferir um número maior de pessoal para distâncias mais longas e de atender a várias instalações em uma única viagem de ida e volta, proporcionando redução de tempo e custos operacionais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui