Altamira (PA) – O 51º Batalhão de Infantaria de Selva foi designado como unidade sede para o preparo de uma Companhia de Reação Rápida (CRR), a fim de integrar o Sistema de Prontidão de Capacidade de Manutenção da Paz das Nações Unidas, para futuro emprego de tropa especializada em ambiente operacional de selva em missões estabelecidas pela ONU.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A CRR está constituída por 180 militares das Organizações Militares da 23ª Brigada de Infantaria de Selva, Hospital Geral de Belém e Hospital de Guarnição de Marabá. Deste efetivo, destaca-se a participação de 15 militares do segmento feminino ocupando funções de combate e apoio ao combate.

As atividades foram iniciadas no dia 15 de agosto, com a concentração de todos os militares em Altamira. Desde então, foram realizadas diversas instruções preparatórias para o emprego de tropa em operações das Nações Unidas. Dentre as instruções, destacaram-se as atividades que envolveram questões humanitárias, exercícios de tiro, regras de engajamento, primeiros socorros, operações mecanizadas, operações em ambiente urbano e operações fluviais.

No período de 12 a 23 de setembro, a Companhia de Reação Rápida passará por um período de certificação que ficará a cargo de militares do Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil. Nesta fase, serão realizados os Exercícios Básico e Avançado de Operações de Paz na região amazônica, encerrando o ciclo preparatório da CRR no corrente ano.

Fonte: 51º BIS

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).