O 11° Batalhão de Infantaria de Montanha (11° BI Mth) prestou homenagem ao ex-combatente da Segunda Guerra Mundial, Edson de Souza Campos, por ocasião da passagem do seu aniversário de 100 anos. O evento, realizado no dia 23 de janeiro em frente à residência do veterano, no município de Lagoa Dourada (MG), contou com a presença de representações da Prefeitura Municipal e do Batalhão, além de familiares e amigos do homenageado. Na ocasião, todos os presentes cantaram a Canção do Expedicionário, acompanhados pela banda de música da unidade. Os integrantes do 11º BI Mth também presentearam o ex-combatente Edson com uma réplica do Combatente de Montanha.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Na década de 1940, o jovem Edson de Souza Campos voluntariou-se para ser um dos 25 mil combatentes enviados pelo Exército Brasileiro à Europa para lutar contra o nazifascismo. Durante os preparativos para o embarque, ainda na cidade do Rio de Janeiro, o Soldado Edson foi transferido do 11° Regimento de Infantaria (11° RI), no qual havia se alistado, para o 6° Regimento de Infantaria (6° RI), então sediado em Caçapava (SP), passando a integrá-lo.

Fonte: 11° BI Mth

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).