Google News

Entre os dias 10 e 14 de maio, os alunos do Curso de Formação de Oficiais do Quadro Complementar e do Quadro de Capelães Militares participaram das atividades do Campo de Instrução Básica, no 19° Batalhão de Caçadores. Esse foi o primeiro campo desses militares que ingressaram no Exército com formação acadêmica em diversas áreas e que vivenciam, no momento, a formação militar. Além de ter instruções sobre tática e técnicas militares, eles aprenderam a vencer o desconforto e a trabalhar em situação de estresse e fadiga.

Na madrugada do dia 10, os alunos realizam uma marcha de 12 km para atingir a região de acampamento e, após montarem seus abrigos, partiram para as instruções. As atividades de instrução e prática incluíram a orientação diurna e noturna, com a utilização de carta e bússola para chegar a pontos determinados do terreno;  as pistas de progressão, em que os alunos aprenderam técnicas para realizar deslocamentos em segurança; a transposição de curso d’água, em que utilizam pistas de cordas e métodos que transformam sua farda e equipamentos individuais em meios auxiliares para travessia de pessoal e equipamentos; o transporte de feridos, com a utilização de materiais que levam consigo ou que encontram na natureza; o tiro de ação reflexa, simulando combate em deslocamento; e a instrução de sobrevivência, em que os alunos aprenderam a usar o meio ambiente para obter proteção contra as intempéries, animais e a obter fogo, água e alimentos.

“Além de todo o conhecimento adquirido nas instruções, no campo há a possibilidade de experimentar a profissão militar na sua essência”, conta a Tenente-Aluna Michelle, e “no campo fica muito claro o quanto é importante o espírito de corpo, a coragem, a superação, o equilíbrio  emocional. É difícil, mas a sensação de conseguir realizar as atividades compensa muito” complementa a Tenente-Aluna Karen.

Ao retornarem para a EsFCEx, os alunos receberam a boina verde-oliva, simbolizando a superação de obstáculos e o fim do período de instrução básica individual. Os tenentes-alunos MichelleCrissa e Cabral, que se destacaram na execução das atividades de campo, foram premiados na solenidade. A cerimônia, marcada pela emoção, contou com a presença de familiares, que tiveram a oportunidade de comemorar as vitórias e matar a saudades.

A atividade obedeceu aos protocolos sanitários de combate ao coronavírus.

Acesse o site da Escola de Formação Complementar do Exército. Conheça o concurso para ingresso na escola.

Fonte: EsFCEx

Participe do nosso grupo e receba as principais notícias do Defesa em Foco na palma da sua mão.

blank

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.



Assine nossa Newsletter


Receba todo final de tarde as últimas notícias do Defesa em Foco em seu e-mail, é de graça!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui