Rio de Janeiro (RJ) – O Plano Geral de Transporte (PGT) é realizado em quatro Eixos de Transporte (Amazônico, Norte, Nordeste e Sul), executados uma vez a cada semestre, sempre com origem na Guarnição do Rio de Janeiro, onde estão sediados os órgãos provedores nacionais (BCMS, BMSA, 1º D Sup e D C Mun) e a organização militar (OM) especializada de transporte (ECT), realizando a entrega das cargas nos órgãos provedores regionais. A Base de Apoio Logístico do Exército (Ba Ap Log Ex) coordena a execução de todos os eixos com suas organizações militares diretamente subordinados.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Os eixos abrangem todas as Regiões Militares do país, transportando cargas oriundas do extremo sul do Brasil até a Região Amazônica, por exemplo. Cabe ressaltar que dentro da área de cada região militar a atribuição do transporte cabe a ela própria.

Para a realização de uma solicitação de transporte e inclusão no PGT 2023, a OM interessada deve:
– Possuir uma conta no SGTEB (Sistema de Gerenciamento de Transportes do Exército Brasileiro);
– Acessar o Sistema SGTEB e realizar o cadastramento da solicitação de transporte.

Fonte: Comando da Base de Apoio Logístico do Exército

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).