Cerimônia ocorreu no Gabinete do Comandante da Marinha no Rio de Janeiro

O Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Almir Garnier Santos, realizou, na tarde desta sexta-feira, 6 de maio, em seu Gabinete no Rio de Janeiro, a entrega dos distintivos de Comando e Direção a 51 Oficiais que irão assumir cargos de Titulares de Organizações Militares da Marinha do Brasil no segundo semestre.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

De acordo com o Almirante Garnier, “o comando é a maior responsabilidade que as Marinhas dão aos seus melhores homens e mulheres, desde tempos imemoriais”. Em seu discurso, ele relembrou que já esteve na posição dos agraciados por duas vezes antes de ser promovido a Oficial-General. A primeira, quando nomeado para estar à frente do Navio-Tanque “Almirante Gastão Motta”. A segunda, quando foi designado para dirigir o Centro de Apoio a Sistemas Operativos.

“De formas diferentes, os dois Comandos me deram aquilo que os senhores que já comandaram sabem, e aquilo que espero que os que comandarão pela primeira vez levem ao final de seus comandos: mais autoconfiança, mais certeza da capacidade de que, quanto mais se esforçarem, mais poderão fazer, e melhores poderão ser como pessoas e profissionais. E isso vale para a vida toda. Vale para que sejam exemplos para seus filhos, seus parentes, sua família. Vale para que tenham a confiança de sua capacidade, de sua liderança”, destacou.

weaws4e57rf8vtb7u
Capitão de Mar e Guerra (IM) Aldêa recebe distintivo de Direção

Exercer a liderança e servir como exemplo para a tripulação é a meta do Capitão de Mar e Guerra (IM) Claudio Gomes Aldêa durante o período em que irá dirigir o Laboratório Farmacêutico da Marinha, em Benfica, no Rio de Janeiro. O Comandante Aldêa revelou suas expectativas para o cargo.

“É um misto de ansiedade, associado à responsabilidade de conduzir a Organização Militar, contribuindo para o cumprimento de sua missão. Estou muito motivado para encarar esse novo desafio e otimista com essa oportunidade valiosa que a Marinha está me proporcionando”, ressaltou.

Já para o Capitão-Tenente Mário José Pereira Júnior, que irá assumir o Comando do Grupo de Embarcações de Operações Ribeirinhas do Mato Grosso, a mudança será significativa não somente para ele, como para sua esposa e os dois filhos do casal, Artur, de três anos, e Heitor, de um ano, que o acompanharão neste novo desafio. Além de ser sua primeira experiência de Comando, também será a primeira vez que servirá fora de sede.

“É uma grande responsabilidade que me está sendo confiada pelo Comando da Marinha, e meu objetivo é responder da melhor forma possível. É uma oportunidade de liderar uma parcela significativa do Poder Naval, muitas vezes em locais do País que poucas pessoas conhecem. Exigirá uma adaptação por parte de toda a família, que também faz parte de nossa carreira, mas estamos motivados”, salientou.

dawes6drf7vtgybuoilk
Capitão-Tenente Mário é agraciado com distintivo de Comando
Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).