Com a formação de 12 pilotos especializados em Aviação de Asas Rotativas, 21 em Aviação de Caça, 55 em Aviação de Transporte e 12 em Aviação de Inteligência, Vigilância e Reconhecimento, a Base Aérea de Natal (BANT), realizou, nesta quinta-feira (15/12), a cerimônia alusiva ao encerramento do Programa de Especialização Operacional (PESOP), do ano de 2022.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O Comandante da Força Aérea Brasileira (FAB), Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior, presidiu a sessão solene e foi recebido no local pelo Comandante da BANT, Brigadeiro do Ar Éric Cézzane Cólen Guedes. Também estiveram presentes na cerimônia, o Comandante de Preparo – Tenente-Brigadeiro do Ar Sergio Roberto de Almeida – demais Oficiais-Generais do Alto-Comando, Oficiais-Generais e demais autoridades civis e militares.

i22121518472209668“O PESOP tem a oportunidade ímpar de transformar nossos pilotos militares formados na Academia da Força Aérea em pilotos de combate. É um programa árduo e longo e, nesse período, tivemos a oportunidade de voar 12 mil horas na formação de nossos estagiários”, disse o Comandante da BANT, Brigadeiro Cólen.

E ao falar aos formandos, o Brigadeiro Cólen os aconselhou sobre o caminho profissional que estão a seguir. “Estudem, acreditem e sejam responsáveis e líderes no cumprimento das missões que lhe serão atribuídas em defesa da soberania do espaço aéreo”, completou.

A cerimônia contou, ainda, com a entrega do Prêmio Padrão 2022 aos instrutores e estagiários que se destacaram ao logo do ano. E, em um momento marcante para todos os presentes, os estagiários receberam, daqueles que os ajudaram a chegar a esse dia – seus instrutores –, os distintivos operacionais.

i22121518494704541“Os senhores encerram um ciclo bastante importante da formação operacional, estando prontos para prosseguirem para as unidades aéreas das aviações de Asas Rotativas; Busca e Salvamento; Caça; Transporte; e Inteligência, Vigilância e Reconhecimento”, destacou o Comandante de Preparo, Tenente-Brigadeiro Almeida.

Ainda em seu discurso, o Oficial-General ressaltou as ações de modernização da Força Aérea Brasileira, com a aquisição de novos vetores capazes de proteger a soberania do espaço aéreo. E, assim, salientou a assinatura do Projeto THX para a aquisição de 12 helicópteros HC-125, juntamente com a continuidade do recebimento do KC-390 Millennium e a incorporação dos novos KC-30 e F-39 Gripen. “Assim, afirmo o compromisso assumido pelo Comando da Aeronáutica para a construção de uma Força Aérea de grande capacidade dissuasória e destaque no cenário global”, concluiu.

i22121518500208077PESOP

O curso de especialização operacional é o conjunto de atividades de instruções aéreas e terrestres desenvolvido nos Esquadrões da Base Aérea de Natal. O Primeiro Esquadrão do Quinto Grupo de Aviação (1º/5º GAV – Esquadrão Rumba) executa a especialização de pilotos na Aviação de Transporte e de Inteligência, Vigilância e de Reconhecimento; o Primeiro Esquadrão do Décimo Primeiro Grupo de Aviação (1º/11º GAV – Esquadrão Gavião) especializa pilotos na Aviação de Asas Rotativas; e o Segundo Esquadrão do Quinto Grupo de Aviação 2º/5º GAV – Esquadrão Joker especializa pilotos na Aviação de Caça.

i22121518464901752Ópera do Danilo

As celebrações alusivas ao encerramento do PESOP 2022 iniciaram-se no dia 14/12 com a tradicional encenação da Ópera do Danilo, como forma de homenagear os novos pilotos. O evento contou com a presença do Comandante da FAB, Tenente-Brigadeiro Baptista Junior; dos Comandantes das Organizações Militares da GUARNAE-NT; de instrutores e estagiários do PESOP. “Muito obrigado por poder voltar à Base Aérea de Natal, pilotando um KC-390, e vê-los encenando uma das mais profundas e importantes tradições, a Ópera do Danilo”, agradeceu o Comandante Baptista Junior.

Fotos: Suboficial Nery/ Cecomsaer

Marcelo Barros, com informações da Agência Força Aérea
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).