Com2ºDN participa de exercício de Controle Naval do Tráfego Marítimo

O Comando do 2º Distrito Naval (Com2ºDN) participou, entre os dias 10 e 14 de abril, do exercício de “Controle Naval do Tráfego Marítimo (CNTM) BRASILTRAM 2023”, promovido pelo Comando de Operações Marítimas e Proteção da Amazônia Azul (COMPAAz).

A Capitania dos Portos da Bahia (CPBA), a Capitania dos Portos de Sergipe (CPSE) e a Delegacia da Capitania dos Portos em Ilhéus (DelIlheus) também participaram do exercício.

A simulação teve como proposta a qualificação dos órgãos que compõem o sistema, denominadas de Organizações de Controle Naval do Tráfego Marítimo (ORGACONTRAM) brasileiras, de Direção Civil do Transporte Marítimo (ORGDCTM) e de Direção Civil da Pesca (ORGDCP).

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O exercício “BRASILTRAM 2023” foi elaborado em um cenário fictício, contando com o envolvimento e a integração de componentes navais, civis, navios mercantes e embarcações pesqueiras que foram convidados pelas Organizações Militares participantes, bem como por meio de Avisos Rádio-Náuticos.

Testando a adoção de medidas e confecção de mensagens de CNTM, o exercício gerou eventos como classificação de Navios de Interesse (VOI – sigla em inglês), Evacuação de Portos, Reporte de Contato com o Inimigo, Criação de Áreas de Risco a Navegação, Pedido de Socorro oriundo de Navios, dentre outros.

Participe no dia a dia do Defesa em Foco

Dê sugestões de matérias, faça denúncias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395

Google News

Marcelo Barros, com informações e imagens da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).