O Comando do 2º Distrito Naval (Com2ºDN) participou, entre os dias 10 e 14 de abril, do exercício de “Controle Naval do Tráfego Marítimo (CNTM) BRASILTRAM 2023”, promovido pelo Comando de Operações Marítimas e Proteção da Amazônia Azul (COMPAAz).
A Capitania dos Portos da Bahia (CPBA), a Capitania dos Portos de Sergipe (CPSE) e a Delegacia da Capitania dos Portos em Ilhéus (DelIlheus) também participaram do exercício.
A simulação teve como proposta a qualificação dos órgãos que compõem o sistema, denominadas de Organizações de Controle Naval do Tráfego Marítimo (ORGACONTRAM) brasileiras, de Direção Civil do Transporte Marítimo (ORGDCTM) e de Direção Civil da Pesca (ORGDCP).
Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.
O exercício “BRASILTRAM 2023” foi elaborado em um cenário fictício, contando com o envolvimento e a integração de componentes navais, civis, navios mercantes e embarcações pesqueiras que foram convidados pelas Organizações Militares participantes, bem como por meio de Avisos Rádio-Náuticos.
Testando a adoção de medidas e confecção de mensagens de CNTM, o exercício gerou eventos como classificação de Navios de Interesse (VOI – sigla em inglês), Evacuação de Portos, Reporte de Contato com o Inimigo, Criação de Áreas de Risco a Navegação, Pedido de Socorro oriundo de Navios, dentre outros.
Participe no dia a dia do Defesa em Foco
Dê sugestões de matérias, faça denúncias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395