Banda Sinfônica do Corpo de Fuzileiros Navais Realiza Concerto Inédito em Comemoração ao Bicentenário da Independência da Bahia

Conduzida pela Primeira-Tenente Liana Magalhães, a Banda Sinfônica do Corpo de Fuzileiros Navais apresenta clássicos nacionais e internacionais no Largo do Farol da Barra, Salvador

O Corpo de Fuzileiros Navais vai presentear o público de Salvador com uma inédita e vibrante apresentação musical da Banda Sinfônica. Este evento, apoiado pela Prefeitura de Salvador e pelo Governo do Estado da Bahia, acontecerá no dia 1º de julho, sábado, às 19h, no icônico Largo do Farol da Barra. O concerto gratuito e recheado de melodias nacionais e internacionais, faz parte das comemorações do Bicentenário da Independência do Brasil na Bahia.

Mulheres no Comando da Música

A Primeiro-Tenente Liana Magalhães será a regente desta grande noite de celebração da música. Ela é graduada em licenciatura plena em Música pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), tem bacharelado em Saxofone pela UFRJ e um mestrado em Educação Musical. Liana teve sua estreia como regente da Banda Sinfônica do Corpo de Fuzileiros Navais em 2022, na Parada Após o Pôr do Sol, realizada na histórica Fortaleza de São José da Ilha das Cobras. Este momento marcou não apenas o início de sua carreira, mas também a presença feminina na Marinha, destacada nesta apresentação.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Repertório Memorável

Os 120 militares músicos irão executar um vasto repertório que vai desde o Hino da Bahia, passando por clássicos como Aria Cantilena (Bachianas Brasileiras nº 5, de autoria de Heitor Villa-Lobos), Toda Menina Baiana (autoria de Gilberto Gil), até a Canção Amazônia Azul (de autoria de Durval Lélis). Também serão tocadas Aquarela do Brasil (de autoria de Ary Barroso), Baianidade Nagô (Evandro Rodrigues), O Mundo é um Moinho (Cartola), Canção Cisne Branco, entre outras músicas que são marcos na história musical brasileira.

Sobre a Banda Sinfônica

Formada por homens e mulheres fuzileiros navais, a Banda Sinfônica é sediada na histórica Fortaleza de São José da Ilha das Cobras, no Rio de Janeiro. Seus 120 integrantes tocam uma variedade de instrumentos, que incluem percussão, sopros, cordas e palhetas. Este diversificado grupo é capaz de executar desde peças eruditas até clássicos populares, com arranjos de extrema qualidade e alto grau de complexidade. Acompanhada por um coro de 30 outros músicos e cantores solistas altamente qualificados, a Banda Sinfônica do Corpo de Fuzileiros Navais garante uma experiência musical de alto nível ao público.