Ao desembarcar na Itália, as comunicações da FEB com o Brasil podiam levar alguns dias, pela rota Embaixada do Brasil em Roma – 5° Exercito Americano – Washington – Rio. A partir de setembro de 1944 a 1ª Companhia de Transmissões, unica OM de Comunicações da FEB realizou um feito tecnologico importante para a época: a primeira transmissão radiotelegráfica intercontinental direta da Italia para o Brasil, interligando o QG da FEB com o Ministerio da Guerra no Rio de Janeiro.

blank

As transmissões foram realizadas por uma estação radio SCR-399 montada em viatura, cujos sinais eram recebidos na Estação Receptora da Cia Radio Internacional do Brasil – Radional em Santa Cruz – RIO, de lá seguindo para o QG no Ministerio da Guerra por linha da CTB – Companhia Telefonica Brasileira. A Radional possuia um extenso campo de antenas de HF, capazes de detectar sinais de baixa intensidade originados a milhares de kilometros. As ondas curtas eram a unica modalidade de comunicação disponivel, numa época em que satelites e fibra optica eram ainda ficção cientifica.

Aos 16 de setembro de 2022, o BEsCom – Batalhão-Escola de Comunicações comemorou o 78º aniversário daquele feito, em seu quartel de Magalhães Bastos – RIO. Estava presente o Veterano da FEB Moysés Ferraz, acompanhado de sua esposa, Da. Mitzi, o qual serviu na 1ª. Cia Transm, sub-unidade que antecedeu o atual BEsCom. A Banda de Musica do 2° BIMtz – Regimento Avaí executou o Toque de Presença de Ex-Combatente, seguindo-se o Compromisso dos concludentes do Estagio Basico de Sgt Temporario.

Encerrando o evento o Cmt do BEsCom Cel Cerqueira fez uma saudação ao Veterano Moysés, e aos Sargentos concludentes do Estagio e seus familiares.

Por Israel Blajberg ([email protected])

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui