Entre os dias 25 e 27 de outubro, ocorreu na Base Aérea de Anápolis (BAAN) e na Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC), em Brasília (DF), a reunião gerencial “XIII Program Management Meeting” (PMM) do Gripen, envolvendo representantes da SAAB, empresa sueca de Defesa e Segurança, e diversas Organizações Militares da Força Aérea Brasileira.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A SAAB é responsável pela criação de sistemas de defesa e segurança aeroespacial, sediada na Suécia, e está no processo de fabricação do novo vetor da Força Aérea, o F-39 Gripen.i21102911375809935

A comitiva, composta por 18 militares da COPAC e 17 funcionários da empresa SAAB, realizou uma visita técnica no dia 25 de outubro às instalações da BAAN, em Anápolis (GO). O evento teve como objetivo acompanhar o avanço das atividades relativas ao recebimento da aeronave F-39.

i21102911391509550

O Comandante da Ala 2, Coronel Aviador Gustavo Pestana Garcez, recebeu a comitiva seguido de um briefing de situação com o adjunto do Grupamento de Infraestrutura de Anápolis, Major Engenheiro Felipe Santana Lopes. Após o almoço, a comitiva teve a oportunidade de realizar uma visita às obras que estão sendo realizadas na área operacional da Base Aérea de Anápolis. “A organização sente-se honrada por apresentar o avanço das obras e demais atividades de preparação para o recebimento do Gripen, especialmente porque, assim como o E-99M e o KC-390, o projeto F-39 é de grande importância estratégica para o cumprimento da missão institucional da Força Aérea Brasileira”, relatou o Oficial.i21102911401102326

“O Projeto F-X2 tem sido tratado com a mais alta prioridade dentro do Comando da Aeronáutica, o que aumenta ainda mais a nossa responsabilidade. Todos os Projetos, principalmente os que envolvem atividades de desenvolvimento, são cobertos de desafios, e é nossa função identificá-los e garantir que não interfiram no objetivo de dotar a Força Aérea de caças de última geração, de maneira eficaz e eficiente. Essas reuniões são um passo importante nesse processo, e essa PMM, especificamente, foi extremamente profícua”, finalizou o Gerente do Projeto FX-2 na COPAC, Coronel Aviador Renato Leal Leite.

Fotos: BAAN e Sargento Jessica / COPAC

Marcelo Barros, com informações da Agência Força Aérea
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).