Google News

O Riachuelo, primeiro submarino do programa Prosub, concluiu com sucesso seu primeiro mergulho livre com imersão segura, durante a noite de sexta a sábado, na baía de Sepetiba, próximo ao Rio de Janeiro. Sucesso muito aguardado por todas as equipes da Naval Group e ICN (joint venture Itaguaí Construcões Navais) 

“Parabéns para todas as equipes, no Brasil e na França, que estão trabalhando juntas neste programa, demonstrando há mais de 10 anos a capacidade da Naval Group e do ICN em apoiar seus clientes brasileiros na concepção e construção de seus futuros submarinos”, disse Pierre Éric Pommellet.

O programa Prosub já envolveu, durante esses 12 anos, mais de 3.000 funcionários franceses e brasileiros, seja para projeto e construção de submarinos convencionais (SBR), para auxílio no projeto do futuro submarino de propulsão nuclear (SNBR) ou para o projeto da base naval de Itaguaí. Envolve também, entre outros fornecedores e parceiros franceses e brasileiros, a Navfco, responsável pela formação da tripulação.

“É acima de tudo uma aventura humana excepcional que encontra neste sucesso técnico, uma realização e uma recompensa formidável!”, Comentou Sébastien Roulland, o arquiteto geral do programa, quando deixou o barco após este primeiro para o programa.

E a aventura continua, com o próximo lançamento em meados de dezembro do Humaiata, o segundo da série, e a junção final do Tonelero, terceiro submarino convencional do programa Prosub!

Fonte: Naval Group