O Terceiro-Sargento Renan Seccomandi, atleta da Equipe de Paraquedismo da Marinha (Netunos), participou nesta terça (23) da quebra de recorde Sul-Americano de “Head Down”, realizado na Cidade de Boituva-SP.

O Sargento Renan Seccomandi participou de uma difícil seletiva antes de fazer parte deste time recordista que, após oito tentativas, conseguiu realizar a formação de 37 paraquedistas na posição “Head Down”. O recorde anterior era de 32 paraquedistas obtido em 2021.

Utilizando oxigênio, os atletas saltaram a uma altitude de 16.000 pés, chegando a alcançar uma velocidade de 280 Km/hora de queda livre. Foram utilizadas três aeronaves Grã Caravan que, no momento de lançamento, voavam a cerca de 7 metros umas das outras. Foram lançamentos de extrema dificuldade técnica e que exigiram paraquedistas de extrema habilidade neste tipo de queda, “Head Down”.

Marcelo Barros, com informações e imagens da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).