Aquele pulo na praia, os passeios turísticos na capital fluminense e o agradável ambiente do IMPA ficam para uma próxima. Mas no Programa de Verão 2021, o componente mais ilustre, a matemática, tem presença garantida. Por causa da pandemia da Covid-19, o instituto decidiu realizar o tradicional curso em versão virtual. As inscrições podem ser feitas de 15 de dezembro a 12 de janeiro no site do IMPA.

Os cursos, minicursos e seminários gratuitos terão início em 4 de janeiro e vão até 26 de fevereiro. Marcelo Viana, diretor-geral do instituto, vai ministrar a disciplina “Grupo Fundamental e Espaços de Recobrimento”, voltada para mestrandos, e apresenta o seminário “Sistemas Dinâmicos e Teoria Ergódica”.

O diretor-adjunto do IMPA, Claudio Landim, fica à frente das aulas de “Análise Funcional”, recomendada para doutorandos, e é responsável pelo seminário de “Probabilidade e Combinatória”, junto ao professor Roberto Imbuzeiro. Também há disciplinas voltadas a alunos de cursos livres.

Ao todo, serão oferecidas quatro matérias para iniciação científica, nove para mestrado, sete para doutorado e nove seminários. A programação do Curso de Verão já  está disponível e os horários serão divulgados em breve. Sem a necessidade de deslocamento de participantes de outros estados, não haverá auxílio de custo.

Assim como nos anos anteriores, a versão on-line do verão do IMPA se estende a alunos e pesquisadores de outras instituições. No último verão, mais de 380 alunos de 15 nacionalidades diferentes participaram do programa.

Fonte: IMPA

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui