Farol Pedra do Sal, localizado em Luís Corrêa (PI)

O Centro de Hidrografia e Navegação do Norte (CHN-4) realizou, entre os dias 21 de março a 05 de abril, uma Visita Técnica (VISITEC) nas Capitanias dos Portos do Maranhão e Piauí, com o objetivo de inspecionar auxílios à navegação, como boias faróis e faroletes, sob a responsabilidade dessas organizações militares. Foram inspecionados dez sinais náuticos, sendo observados instalações e arquivos técnicos de segurança da navegação das Capitanias.

A VISITEC teve como objetivo o mapeamento de processos das atividades de sinalização náutica, assim como o estado de conservação dos sinais náuticos e assessorar quanto às ações para o incremento do índice de eficácia dos auxílios à navegação e o aumento da segurança.

Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).