As Forças Armadas Brasileiras desempenham um papel importante na garantia da segurança e integridade territorial do Brasil. Ao longo dos anos, elas têm demonstrado seu compromisso com o cumprimento desses deveres, participando tanto de operações de paz quanto de conflitos militares. A importância das Forças Armadas brasileiras não pode ser subestimada, pois elas desempenham um papel fundamental na manutenção da ordem interna e na defesa do país contra qualquer ameaça externa.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

As Forças Armadas brasileiras são compostas por três serviços militares: Exército, Marinha e Aeronáutica. Cada serviço tem suas próprias responsabilidades e funções, mas trabalham juntos para atingir os mesmos objetivos. O Exército é responsável pela defesa terrestre do país, a Marinha está encarregada da defesa naval e a Aeronáutica é responsável pelo controle do espaço aéreo brasileiro.

Além de atuar na defesa do país, as Forças Armadas também têm a função de desenvolver e implementar programas de proteção civil em caso de desastres naturais ou humanos. Os militares também são envolvidos em operações de manutenção da lei e da ordem, bem como em operações de paz patrocinadas pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).