Niterói (RJ) – No período de 1º a 5 de Agosto de 2022, foi realizada, no Centro de Instrução do Gericinó (CIG), a Certificação dos Subsistemas de Artilharia da 1ª Divisão de Exército.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A atividade, concebida pela Artilharia Divisionária da 1ª Divisão de Exército, está inserida no contexto da Inspeção da Instrução Individual de Qualificação (IIQ) e tem como objetivo principal verificar se os objetivos previstos na IIQ de todos os Grupos de Artilharia de Campanha da 1ª Divisão de Exército foram atingidos.

Para tanto, foram certificados os três grupos 155 mm orgânicos da AD/1 (11º Grupo de Artilharia de Campanha, 14º Grupo de Artilharia de Campanha e 21º Grupo de Artilharia de Campanha), além dos grupos 105 orgânicos das duas brigadas da 1ª Divisão de Exército (4º Grupo de Artilharia de Campanha Leve de Montanha e 31º Grupo de Artilharia de Campanha Escola). Além disso, o 8º Grupo de Artilharia de Campanha Pará-quedista participou como parte da direção do exercício.

Fonte: Artilharia da 1ª Divisão de Exército
Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).