Defesa e CAPES discutem viabilidade de projetos de pesquisa cientifica e tecnológica

A Secretaria de Pessoal, Ensino, Saúde e Desporto do Ministério da Defesa promove o Seminário de Avaliação e Acompanhamento da Execução do Programa de Apoio ao Ensino e à Pesquisa Científica e Tecnológica em Defesa Nacional, o Pró-Defesa, na quarta e quinta-feira (4 e 5). O evento, realizado em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), ocorrerá em formato virtual.

O debate foi organizado para divulgar os resultados e promover a interação entre pesquisadores e demandantes dos produtos dos projetos de pesquisa em execução, pertencentes às Forças Armadas, órgãos governamentais, instituições de pesquisa, ensino e da Base Industrial da Defesa (BID).

Com a realização do Seminário, integrantes do Núcleo de Gestão do Programa vão avaliar o andamento das pesquisas e criar oportunidade de interlocução entre os coordenadores gerais dos 12 projetos aprovados e, desses, com os setores interessados: Forças Armadas, instituições governamentais, academia e indústria.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Esses projetos contam com envolvimento de 51 equipes de pesquisa de diversas Instituições de Ensino Superior, Instituições de Ciência e Tecnologia e Escolas Militares, com seus respectivos coordenadores, nas áreas de Ciências Humanas, Exatas e Biológicas.

Interessados em acompanhar o evento devem acessar os links de transmissão a partir das 9h30, de cada um dos dois dias – dia 4, dia 5.

Confira a programação do evento

Participe no dia a dia do Defesa em Foco

Dê sugestões de matérias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395

Google News

Marcelo Barros, com informações do Ministério da Defesa
Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui