Alunos em Posto de Observação durante as discussões do Tema Base para o emprego da Força Tarefa Ribeirinha

O Curso de Aperfeiçoamento Avançado de Oficiais do Corpo de Fuzileiros Navais (C-ApA-CFN), realizado pelo Centro de Instrução Almirante Sylvio de Camargo (CIASC), ministrou o Exercício no Terreno (ET) na região de Ladário (MS), no período de 23 de setembro a 1º de outubro. A atividade teve a finalidade de ampliar o conhecimento dos Oficiais-Alunos com foco no Ambiente Ribeirinho do Pantanal.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Na ocasião, os alunos observaram o terreno de duas formas: ocupando Postos de Observação e embarcados em navio no Rio Paraguai. Além disso, os Oficiais-Alunos aprenderam sobre os aspectos doutrinários de Operações Ribeirinhas e assistiram palestras sobre a atuação da Marinha na região do Pantanal. O ET contou com o apoio do Comando do 6º Distrito Naval, Comando da Flotilha de Mato Grosso, 3º Batalhão de Operações Ribeirinhas, 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral do Oeste e Grupo de Embarcações de Operações Ribeirinhas do Mato Grosso.

os discentes se deslocam no rio paraguai
Os discentes deslocam-se no Rio Paraguai

O C-ApA-CFN possui 61 alunos brasileiros e um da Argentina, que são capacitados pelo CIASC, visando ao aperfeiçoamento científico, tecnológico e doutrinário dos Oficiais Fuzileiros Navais. O curso busca aprimorar o exercício operativo de funções em Estados-Maiores das organizações militares da Marinha e nos Grupamentos Operativos de Fuzileiros Navais até o nível de Unidade Anfíbia.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).