Em comemoração aos 150 anos do nascimento de Alberto Santos Dumont, a Junta Interamericana de Defesa (JID) inaugurou, no dia 20 de julho, uma exposição intitulada “Vida e Obra de Santos Dumont”. A mostra, localizada na Casa do Soldado, em Washington, capital dos Estados Unidos, destaca a trajetória do visionário inventor brasileiro, considerado um dos precursores da aviação e da criação de aeronaves no mundo.

A Inauguração da Exposição

A cerimônia de abertura foi conduzida pelo Diretor-Geral da Secretaria da JID, Major-Brigadeiro do Ar Flávio Luiz de Oliveira Pinto. O evento contou com a presença de representantes do Brasil e de países do continente americano na JID, do Colégio Interamericano de Defesa (CID) e da Representação do Brasil na Junta Interamericana de Defesa (RBJID), além de representantes do Banco do Brasil Américas, instituição que contribuiu para a realização da mostra.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A Exposição e seu Significado

A exposição, que ficará no Salão de Bandeiras da Casa do Soldado até a próxima reunião do Conselho de Delegados da JID, oferece aos representantes dos 28 países membros e observadores da Junta a oportunidade de apreciar a vida e obra de Santos Dumont. Para o Major-Brigadeiro Flávio, a realização da exposição, além de servir como meio de divulgação da vida e obra do grande inventor na capital americana, representa também uma justa homenagem àquele que dedicou toda uma vida em prol da humanidade, abrindo mão de quaisquer benefícios financeiros porventura gerados pelas suas obras.

Homenagem a Santos Dumont

10CC96C1 86A9 4785 845F 5970E5181EFD

Além da exposição, no dia 19 de julho, foi descerrada uma placa comemorativa na área externa da Comissão Aeronáutica Brasileira em Washington, junto ao busto do inventor já instalado no local. Essa ação contribui para a divulgação de sua obra e memória junto aos moradores e turistas que passam pelo local, reforçando a importância de Santos Dumont para a história da aviação.

Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).