No dia 31 de maio, a Agência Fluvial de Bom Jesus da Lapa (AgBJLapa) abriu suas portas para 45 alunos da Escola Lapinha de Bom Jesus da Lapa. A visita foi organizada com o objetivo de fomentar o desenvolvimento da consciência fluvial entre os jovens, bem como estreitar a relação entre a AgBJLapa e a comunidade Lapense.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Conhecendo a Marinha e a Agência Fluvial

Durante a visita, foram exibidos vídeos institucionais da Marinha para os estudantes. Esses materiais forneceram informações valiosas sobre o papel da Marinha no Brasil e suas diversas funções. Após a exibição dos vídeos, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer as instalações da Agência, bem como suas embarcações e viaturas. Essa parte do tour proporcionou um vislumbre do dia a dia da Agência, permitindo aos estudantes uma compreensão mais profunda do trabalho desenvolvido pela instituição.

Interação com a Comunidade e Futuras Atividades

A visita terminou com um lanche proporcionado pela Agência aos alunos, marcando um momento de descontração e interação. A AgBJLapa considera essas visitas essenciais para estimular o interesse dos jovens pela atividade fluvial e para estabelecer uma relação mais próxima com a comunidade local. Além disso, a Agência planeja continuar promovendo esse tipo de iniciativa, acreditando que a educação é uma ferramenta poderosa para criar uma sociedade mais consciente e engajada.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).