Foto: Helia Bittar

A primeira turma do curso de Especialização de Gerenciamento de Rejeitos Radioativos (GRR), ofertado pelo Programa de Pós-Graduação Lato Sensu do CDTN, visitou as instalações das usinas Angra 1 e 2, encerrando as atividades práticas previstas na grade curricular. Os discentes acompanharam as atividades realizadas nos depósitos de rejeitos radioativos da Central Nuclear, na sala de controle e na casa de turbinas de Angra 1, além de conhecerem o simulador de Angra 2 e o Laboratório de Monitoração Ambiental.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

As visitas ainda contaram com apresentações sobre as etapas da geração de energia nuclear na usina, o uso das radiações para geração elétrica, o ciclo do combustível nuclear e a sustentabilidade do empreendimento. Para Paloma Suzane Cabrera, aluna do curso de GRR, “foi possível observar, em uma instalação de grande porte, a prática de todos os conhecimentos adquiridos no CDTN”. A atividade ocorreu no dia 29 de novembro. As visitas também estão previstas para a próxima turma do curso, com início em agosto de 2023*.

O curso de Especialização visa contribuir para a formação de recursos humanos para a operação do Repositório Nacional para a deposição de rejeitos radioativos de baixo e médio nível de radiação, e que será  implantado no Brasil nos próximos anos. O escopo do curso trata fundamentalmente de aspectos técnicos e administrativos necessários para o gerenciamento de rejeitos radioativos.

*As inscrições para o curso de Especialização de Gerenciamento de Rejeitos Radioativos (GRR) serão abertas em maio de 2023, e deverão ser feitas através do site do CDTN. 

Fonte: CDTN