Brasília (DF) – O Comando Militar do Planalto (CMP) realizou, nos dias 8 e 9 de novembro, a 4ª fase do Programa Adjunto de Comando: Passado, Presente e Futuro, que tem a finalidade de compreender e produzir conhecimento sobre a atuação do cargo do adjunto de comando no Exército Brasileiro, a fim de promover uma reflexão sobre as suas atribuições nos dias atuais, além de debater e construir projeções futuras relacionadas à sua presença e relevância nas rotinas das organizações militares.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Participaram do evento todos os adjuntos de comando das organizações militares diretamente subordinadas ao CMP e organizações militares vinculadas, adjuntos de comando da guarnição de Brasília, incluindo o Adjunto de Comando do Comandante do Exército, Subtenente Donato, além de Suboficiais-Mor da Marinha do Brasil e do Graduado-Master da Força Aérea Brasileira, que exercem funções similares ao adjunto de comando em suas respectivas Forças.

Durante o encerramento da atividade, o Comandante Militar do Planalto, General de Divisão Gustavo Henrique Dutra de Menezes, realizou a entrega de um exemplar do sabre Sargento Max Wolf Filho para cada organização militar participante do programa. O objeto simbólico ficará sob a guarda dos adjuntos de comando. “Esse sabre representa a coragem, abnegação e disciplina demonstrados pelos nossos heróis da Força Expedicionária Brasileira, em especial o Sargento Max Wolf Filho. É esse espírito que queremos cultuar, mantendo vivos os valores e tradições do Exército Brasileiro”, afirmou o Adjunto de Comando do CMP, Sargento Raphael Henrique Estevão.

Fonte: Comando Militar do Planalto

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).