Por Rízia Rocha

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Cerca de 111 militares da Comitiva do Curso de Estado-Maior para Oficiais Superiores 2021 (C-EMOS/2021) da Escola de Guerra Naval (EGN) da Marinha do Brasil visitaram o Ministério da Defesa (MD), nos dias 16 e 23 de setembro.

 Igor Soares-10.jpg

Assim que chegaram, os grupos de alunos da turma C-EMOS/2021 percorreram o mesmo roteiro, que iniciou com uma palestra sobre o Sistema Militar de Comando e Controle, apresentada pelo Coordenador da Seção de Operações da Subchefia de Comando e Controle (SC-1), Coronel de Infantaria da Aeronáutica Leonardo de Holanda Mencarini. Na palestra, foram abordadas as características, bem como, a estrutura do Sistema Militar de Comando e Controle de Defesa.

Antônio Oliveira-16.jpg

 No âmbito da SC-1, as principais atividades em curso foram destacadas, assim como operações conjuntas e que integram os Centros de Inteligência e os Comandos Operacionais.

 Antônio Oliveira-10.jpg

No decorrer dos dois dias, os militares da turma C-EMOS/2021 tiveram a oportunidade de conhecer parte dos setores que constituem o Centro de Comando e Controle do MD: o Centro de Monitoramento da Rede de Defesa (CMORD), o Centro de Operações Conjuntas (COC) e o Centro de Coordenação de Logística de Mobilização (CCLM).

Antônio Oliveira-14.jpg

Encerrando a visita, o Subchefe de Comando e Controle (SC-1), Contra-Almirante (FN) Paulo Roberto Saraiva, foi homenageado com agradecimento da turma C-EMOS/2021.

Antônio Oliveira-27.jpg

C-EMOS

O Curso de Estado-Maior para Oficiais Superiores é um curso de carreira destinado a Oficiais do posto de Capitão de Corveta e Capitão de Fragata. Durante dez meses, os alunos ampliam conhecimentos da doutrina naval; no estudo de Estado-Maior (EMM); nos aspectos relativos aos diversos segmentos do Poder Marítimo e aos diversos sistemas de administração da Marinha. Os militarem têm, ainda, o exercício das funções de Estado-Maior e de assessoria de alto nível, com ênfase em planejamento estratégico, operações administrativas e operações navais.

Antônio Oliveira-18.jpg

Fotos: Antônio Oliveira
            Igor Soares

Marcelo Barros, com informações do Ministério da Defesa
Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).