A Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra da Bahia (ADESG-BA) proporcionou aos seus estagiários, instrutores e convidados uma experiência única de imersão na vida naval. No dia 11 de novembro, a comitiva visitou os Navios-Varredores (NV) “Atalaia” e “Araçatuba”, ambos subordinados ao Comando da Força de Minagem e Varredura, oferecendo aos participantes uma visão prática e detalhada das operações e rotinas a bordo.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Navegação e Manobras: A Prática Marinheira em Ação

Durante a visita, os estagiários do Curso de Especialização em Política e Estratégia (CEPE-2023) tiveram a oportunidade de navegar pela Baía de Todos-os-Santos a bordo dos navios. Eles participaram das fainas e tradições marinheiras, além de presenciar manobras complexas como leap frog e de recolhimento de homem ao mar. Essas atividades proporcionaram um entendimento mais profundo e prático das habilidades e desafios enfrentados pelos marinheiros brasileiros.

CEPE-2023: Formando Profissionais Versáteis e Conscientes

O CEPE-2023, coordenado pelo Capitão de Mar e Guerra (RM1) Sergio Luiz Belmont Loncan, Delegado da ADESG-BA, tem como objetivo formar profissionais capacitados para atuar em diversas atividades, incluindo diferentes níveis de governo e organizações empresariais, públicas civis e militares. A visita aos Navios-Varredores “Atalaia” e “Araçatuba” integra essa missão, oferecendo aos estagiários uma compreensão ampla e realista do cenário político e estratégico nacional.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).