No dia 30 de abril, o Comando de Fronteira Rio Negro e o 5° Batalhão de Infantaria de Selva, “Batalhão Forte São Gabriel”, através do 5° Pelotão Especial de Fronteira (5° PEF/Maturacá), realizou uma Ação Social Cívico Social na Comunidade Indígena (CI) Yanomami Ariabu, localizada em São Gabriel da Cachoeira, no Amazonas.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Entrega de material escolar e atendimentos médico-odontológicos

A atividade teve como principal objetivo realizar a entrega de material escolar arrecadado à Escola Infantil da Comunidade, bem como executar atendimentos médico-odontológicos, palestras de higiene bucal e entrega de kits para recém-nascidos. Essa ação visa melhorar a qualidade de vida e o bem-estar dos indígenas da região.

Parcerias e apoio

Para essa ação, o Batalhão contou com a fundamental participação do Esquadrão Arara, da Força Aérea Brasileira, do grupo Jovens Guerreiras, formado por esposas de militares da Guarnição de São Gabriel da Cachoeira, e do Projeto Rompendo Mais Fronteiras. Essa colaboração entre diferentes instituições e grupos locais demonstra a importância da cooperação para beneficiar comunidades em situação de vulnerabilidade.

A Ação Social Cívico Social na Comunidade Indígena Yanomami Ariabu é um exemplo de como o trabalho conjunto entre Exército, Força Aérea Brasileira e organizações locais pode impactar positivamente a vida de comunidades indígenas, proporcionando melhor acesso à educação, saúde e assistência social.

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).