Foi realizada na tarde desta segunda-feira (02), na sede do Ministério da Defesa (MD), em Brasília, com honras militares, a cerimônia de apresentação de José Múcio Monteiro Filho como novo Ministro da Pasta. A solenidade, recebeu, ainda, o Almirante de Esquadra Marcos Sampaio Olsen, designado Comandante da Marinha; e os Comandantes do Exército, General de Exército Júlio Cesar de Arruda; e da Aeronáutica, Tenente Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Antônio_Oliveira-3 (1).jpg

Em seu primeiro discurso à frente da Pasta, o Ministro José Múcio ressaltou sua gratidão e responsabilidade ao aceitar o convite do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, para chefiar a Defesa. E destacou, ainda, seu respeito à democracia e às Forças Armadas. “Nosso país possui tradições pacíficas. O Brasil e suas Forças Armadas sempre se posicionaram a serviço da paz, da democracia, do respeito às instituições e da cooperação com os seus vizinhos”, enfatizou.

O Ministro também ressaltou a importância que dará aos projetos estratégicos conduzidos pelo Ministério da Defesa e pelas Forças Armadas. “Procurarei incrementar o intercâmbio das estruturas militares com a Base Industrial de Defesa brasileira e com o meio acadêmico, de modo a estimular a evolução técnica, tecnológica, científica e comercial e, com isso, contribuir para o desenvolvimento nacional e para assegurar a permanência do País nos patamares que hoje ocupa nos ciclos internacionais de que participa”.

Antônio_Oliveira-12.jpg

O Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA), General de Exército Laerte de Souza Santos, entregou ao Ministro a Ordem do Mérito de Defesa, no grau Grã-cruz. Em sua fala, fez uma breve síntese do histórico do MD, das principais ações, das entregas e dos objetivos nacionais de Defesa. “Sob a coordenação dessa Pasta, as Forças Armadas se mantêm permanentemente preparadas para atingir as capacidades nacionais de Defesa no seu mais elevado nível. Esteja seguro, senhor Ministro, de que contará com todo o apoio da equipe de valorosos profissionais deste Ministério, para cumprir a nobre e importante missão de manter a Defesa Nacional adequada à estatura política-estratégica do nosso País”, declarou.

Antônio_Oliveira-18.jpg

Estiveram presentes, ainda, os recém designados Chefe do EMCFA, Almirante de Esquadra Renato Rodrigues de Aguiar Freire; Secretário-Geral do Ministério da Defesa, Luiz Henrique Pochyly da Costa; Secretário de Produtos de Defesa, Major-Brigadeiro Rui Chagas Mesquita; além dos antigos ministros da Pasta, Raul Jungmann, Joaquim Silva e Luna e Fernando Azevedo; presidentes e integrantes de tribunais, parlamentares e convidados.

Antônio_Oliveira-17.jpg

Trajetória – José Múcio Monteiro Filho nasceu em 25 de setembro de 1948, na cidade de Recife (PE). Na carreira pública, dentre outros, exerceu os cargos de Secretário dos Transportes, Comunicação e Energia do Estado de Pernambuco, de 1983 a 1986; de Secretário Municipal de Planejamento, Urbanismo e Meio Ambiente, Recife (PE), de 1997 a 1998; de Ministro de Estado Chefe da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, de 2007 a 2009; de Ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), de 2009 a 2020; e de Presidente do TCU: de 2019 a 2020.

Ao longo de sua trajetória, foi agraciado, entre outras condecorações, com a Ordem do Mérito da Defesa; com a Ordem do Mérito Tamandaré; com a Ordem do Mérito Militar; com a Ordem do Mérito Aeronáutico; com a Ordem de Rio Branco; com a Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho; com a Ordem do Mérito do Trabalho; e com a Medalha do Mérito Policial Militar do Governo do Estado de Pernambuco.

Para ter acesso ao discurso na íntegra, clique aqui.

Marcelo Barros, com informações do Ministério da Defesa
Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).