O aviso de uma embarcação é tão seguro quanto a qualidade de sua sinalização náutica. Neste sentido, a Baía de Todos-os-Santos (BTS), no estado da Bahia, recentemente passou por uma operação de inspeção e manutenção de seus faróis e faroletes, garantindo a segurança de todas as embarcações que passam por suas águas.

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O Aviso Balizador (AvB) “Aldebaran”, subordinado ao Serviço de Sinalização Náutica do Leste, foi o protagonista dessa missão crítica, realizada no início de julho. Este trabalho não apenas garante a operação contínua dos faróis, mas também realça a importância desses instrumentos para a segurança da navegação.

Faróis e Faroletes: As Guardiães do Mar

Durante a comissão, o AvB “Aldebaran” realizou a pintura no Farolete de Ouréis, localizado próximo à Ilha Bimbarras, e no Farolete Ponta da Areia, situado próximo ao Canal Cotegipe. Tanto os faróis quanto os faroletes desempenham um papel crucial na segurança da navegação, oferecendo orientação e avisos sobre perigos potenciais e direções seguras.

Os faróis e faroletes funcionam como sentinelas silenciosas na vastidão do mar, uma luz constante que guia os navegantes através de rotas seguras, longe de perigos escondidos sob a superfície da água. A realização dessas tarefas de manutenção reforça o compromisso contínuo com a segurança na navegação na Baía de Todos-os-Santos.

A Segurança da Navegação

A comissão realizada pelo AvB “Aldebaran” também inspecionou as boias que compõem o balizamento do canal de Cotegipe e do canal do Terminal de Aratu. As boias, assim como os faróis e faroletes, são auxílios vitais para a navegação, marcando rotas seguras e avisando sobre obstáculos ou perigos ocultos.

A operação permitiu levantar necessidades e garantir o funcionamento desses auxílios à navegação na BTS, a maior baía do Brasil e a segunda maior do mundo. Isto contribui diretamente para a segurança da navegação nas águas jurisdicionais do Comando do 2º Distrito Naval.

Conclusão: Segurança em Nossas Águas

Os faróis e faroletes da BTS são mais do que simples estruturas iluminadas à beira-mar. Eles são guardiões silenciosos que garantem a segurança de todos os que se aventuram nas suas águas. E por trás dessas luzes constantes e confiáveis, estão as equipes de manutenção e inspeção, como o AvB “Aldebaran”, que garantem que esses faróis continuem a brilhar, independentemente das condições meteorológicas ou da passagem do tempo. Com esses esforços contínuos, a BTS continua a ser um farol de segurança para todas as embarcações que navegam suas águas.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).