Rio de Janeiro (RJ) – No dia 6 de junho, o 8º Grupo de Artilharia de Campanha Pára-quedista (8º GAC Pqdt) realizou o XXXII Encontro dos Artilheiros Pára-quedistas, tradicional atividade da Casa dos Canhoneiros Alados, cujo objetivo é preservar os valores da Artilharia Paraquedista e desenvolver o espírito de camaradagem entre os artilheiros paraquedistas de todos os tempos.

A programação do evento contou com a inauguração da Linha do Tempo do Grupo Aeroterrestre, a cerimônia militar alusiva à data, uma exposição de materiais aeroterrestres, uma demonstração de entrada em posição realizada por uma Bateria de Obuses Paraquedista, sendo encerrado com uma tradicional confraternização no Lago do Grupo Aeroterrestre.

A cerimônia contou com a presença das seguintes autoridades: Comandante da 1ª Divisão de Exército, General de Divisão Kleber Nunes de Vasconcellos; Vice-Chefe do Departamento de Educação e Cultura do Exército, General de Divisão Maurílio Miranda Netto Ribeiro; Diretor da DCIPAS, General de Brigada Luciano Batista de Lima; Diretor de Educação Preparatória e Assistencial do Exército Brasileiro, General de Brigada Flávio Alvarenga Filho; Comandante da Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais, General de Brigada Carlos Eduardo Barbosa da Costa; Comandante da Artilharia Divisionária da 1ª Divisão de Exército, General de Brigada Fabiano Lima de Carvalho, além dos Eternos Comandantes e de artilheiros paraquedistas de todos os tempos.

Na solenidade militar foram realizadas homenagens aos Eternos Comandantes do Grupo Aeroterrestre, aos Amigos da Unidade e ao General Lima, compositor da melodia da Canção Canhoneiros de Peças Aladas – tradicional canção da Artilharia Paraquedista. Na oportunidade o Tenente-Coronel Brandão, Comandante do 8º GAC Pqdt, apresentou considerações acerca da relevância do evento, reconhecendo o legado daqueles que passaram pela Unidade e enaltecendo o trabalho realizado por seus atuais integrantes. O General Vasconcellos enfatizou a importância histórica do evento para os artilheiros paraquedistas, cuja realização fortalece os valores e as tradições da tropa aeroterrestre do Brasil.

Fonte: 8º GAC Pqdt

Marcelo Barros, com informações e imagens do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui