O Grupamento de Apoio de Canoas (GAP-CO), com o apoio do Quinto Comando Aéreo Regional (V COMAR), retomou o Programa Forças no Esporte (PROFESP), desenvolvido pelo Ministério da Defesa. Com reinício no dia 14/11, cerca de 172 crianças da região, de nove a 14 anos, já estão sendo beneficiadas pelo programa na cidade de Canoas (RS). A atividade tem como objetivo promover o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, a fim de formar cidadãos com melhor qualidade de vida.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Na primeira semana de atividades, alunos de escolas do município de Canoas (RS), visitaram as instalações da Base Aérea de Canoas (BACO) e conheceram as aeronaves do Segundo Esquadrão do Sétimo Grupo de Aviação (2°/7° GAV), do Quinto Esquadrão de Transporte Aéreo (5° ETA) e do Primeiro Esquadrão do Décimo Quarto Grupo de Aviação (1°/14° GAV). Também puderam estabelecer os primeiros contatos com a equipe de monitores, composta por militares do GAP-CO e voluntários da Guarnição de Aeronáutica de Canoas (GUARNAE-CO).

i22111714150409271

“Todo esforço despendido para promover a inclusão social, estimulando valores de cidadania e civilidade, é compensado pela contagiante alegria revelada nos rostos dessas crianças”, destacou o Chefe do GAP-CO, Coronel Intendente Marcos Pinheiro de Vasconcellos.

Interrompido pela pandemia, o PROFESP retorna com apoio da Prefeitura de Canoas. Crianças participarão de atividades esportivas e educativas no contraturno do ensino escolar. Para o Coordenador do Programa, Capitão Pedro Cendron, “a prática de atividades voltadas ao esporte, traz a questão lúdica, a ideia de cidadania e contribui para a saúde mental e física”, disse.

i22111714150505478Para a Secretária Municipal Adjunta de Educação de Canoas, Cinara Portela de Souza, “são alunos de escolas inseridas em uma situação de vulnerabilidade acentuada no município de Canoas, aos quais mostramos, através do Programa, um outro horizonte, com a esperança de serem outras pessoas e com maiores possibilidades”, afirmou.

O PROFESP

Com a crescente necessidade de ações voltadas para a cidadania, em 2003, as Forças Armadas aderiram ao Programa do Ministério do Esporte, com o propósito de contribuir com a nação brasileira no seu desenvolvimento social. O PROFESP é destinado ao atendimento de crianças, adolescentes e jovens de ambos os sexos, de seis a 18 anos de idade, em situação de vulnerabilidade social. O programa tem por finalidade promover a valorização da pessoa, reduzir riscos sociais e fortalecer a cidadania, a inclusão e a integração social dos beneficiados, por meio do acesso à prática de atividades esportivas e físicas saudáveis e de atividades socialmente inclusivas, realizadas no contraturno escolar, dentro de organizações militares.

Fotos: Sargento Müller Marin / CECOMSAER

Marcelo Barros, com informações da Agência Força Aérea
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).