Manaus (AM) – No dia 6 de julho, o 4º Centro de Geoinformação (4º CGEO) comemorou seu 45º aniversário de criação com uma solenidade que contou com a participação de autoridades civis, oficiais-generais e Comandantes de organizações militares da Guarnição de Manaus, ex-integrantes e de familiares.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Estiveram presentes na solenidade, o Comandante Militar da Amazônia, General de Exército Ricardo Augusto Ferreira Costa Neves, o Comandante da 12ª Região Militar, General de Divisão Carlos André Alcântara Leite, o Diretor do Serviço Geográfico, General de Brigada Marcis Gualberto Mendonça Júnior, o Ex-Superintendente da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA), General de Brigada Veterano Algacir Antônio Polsin, o Gerente do Centro Regional de Manaus do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (CENSIPAM), Franklin Fernando Teixeira, acompanhado do Chefe do 4° CGEO, Tenente-Coronel Emerson Magnus de Araújo Xavier e comandantes de organizações militares da Guarnição.

O ponto marcante da solenidade, foi a entrega do diploma de amigo do 4º CGEO, que foi criado para reconhecer e homenagear militares, civis e organizações que se destacaram no apoio e colaboração às atividades do 4º Centro de Geoinformação que contribuíram para o êxito de suas missões. No contexto da valorização da família militar, no ano de 2023, foram contempladas com o diploma as esposas dos militares que permaneceram mais tempo em missões de campo, alguns casos com mais de 150 dias. É o reconhecimento das virtudes das amigas do 4º CGEO na honrosa tarefa de ser o esteio da família militar na condução e sustentação diária de seus lares.

Promover a integração dos militares com seus familiares é uma preocupação do Exército Brasileiro e reflete o objetivo estratégico do plano de gestão das diversas organizações militares espalhadas pelo território nacional, no ensejo de estreitar estes laços na busca pelas virtudes no fiel cumprimento das missões.

Fonte: 4º Centro de Geoinformação
Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).