Para discutir questões relacionadas à indústria de defesa, foi realizada nesta quarta-feira (16), na sede do Ministério da Defesa (MD), a 38ª Reunião da Comissão Mista da Indústria de Defesa (CMID). O evento, que foi presidido pelo Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA), General de Exército Laerte de Souza Santos, contou com a participação de representantes de Ministérios, como MD e Economia, e das Forças Armadas.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Antônio Oliveira-1.jpg

Durante a reunião, foram abordados temas relacionados à classificação de produtos de defesa, credenciamento de empresas e alterações cadastrais. Outras duas propostas relevantes no âmbito da Base Industrial de defesa (BID) também foram debatidas: a de ampliação do uso do Termo de Licitação Especial (TLE), em âmbito nacional, com a utilização da Central de Compras do Ministério da Economia, e a de inclusão do credenciamento de entidades financeiras como Empresa de Defesa (ED), além da classificação de produtos financeiros como Produto de Defesa (PRODE).

Antônio Oliveira-7.jpg

As propostas foram deliberadas favoravelmente. por unanimidade, pelos membros da CMID e seguem para regulamentação pela autoridade ministerial.

copy of CMID3site

Como resultado, 39 novos produtos foram classificados como Produtos Estratégicos de Defesa (PED) e oito como Produto de Defesa (PRODE). Houve, ainda, seis propostas de credenciamento para Empresa Estratégica de Defesa (EED) e cinco para Empresa de Defesa (ED). Atualmente, 132 empresas são credenciadas como EED e 29 como ED. Em relação aos produtos, 1128 são classificados como PED e 103 como PRODE.

Por Ascom, com informações do Departamento de Produtos de Defesa (DEPROD)
Fotos: Antônio Oliveira

Marcelo Barros, com informações do Ministério da Defesa
Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).