A Comissão Mista da Indústria de Defesa (CMID) realizou sua 30ª reunião na manhã desta segunda-feira (13). Na ocasião, foi dado parecer favorável ao prosseguimento a mais um Termo de Licitação Especial (TLE) do Exército Brasileiro para autorização do Ministro da Defesa. O General de Brigada Hermeson, Diretor da Diretoria de Abastecimento do Comando Logístico, apresentou as razões pelas quais o Exército optou pela utilização do procedimento licitatório abrangido pela Lei nº 12.598, de 2012.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Como pauta da reunião, houve deliberações sobre produtos e empresas do setor de Defesa a serem classificados e credenciadas, respectivamente, de acordo com os critérios adotados pelo Ministério da Defesa. Nesse processo, as empresas cadastram seus produtos no Sistema de Cadastramento de Produtos e Empresas de Defesa (SisCaPED), as Forças aceitam ou não esse produto. Posteriormente, é realizada a análise de documentação da empresa pelo Centro de Apoio a Sistemas Logísticos de Defesa (CASLODE) e as Forças emitem pareceres sobre os produtos. A partir daí, temos uma reunião técnica em que nossas equipes discutem esses assuntos, a fim de assessorarem os representantes titulares da CMID que, por fim, deliberam sobre as propostas.

Durante os trabalhos da reunião em comento, foram propostos a serem classificados 11 Produtos de Defesa (PRODE), 64 Produtos Estratégicos de Defesa (PED), assim como a serem credenciadas duas Empresas de Defesa (ED) e seis Empresas Estratégicas de Defesa (EED).

A CMID é o fórum de mais alto nível na política da Base Industrial de Defesa (BID). É responsável por assessorar o Ministro da Defesa, fomentar a BID e promover a integração entre o Ministério da Defesa, outros órgãos e a BID.

O TLE é o instrumento que antecede um procedimento licitatório para as aquisições previstas no § 1º do art. 3º da Lei nº 12.598 de 2012, criado para que as Forças tivessem a opção, por exemplo, de fazer suas aquisições de produtos de defesa por intermédio de Empresas Estratégicas de Defesa (EED). No que a Lei nº 12.598 não couber, será aplicada a Lei nº 8666 (Lei de Licitações e Contratos) de forma subsidiária.

Por fim, foi divulgada a data da próxima reunião da CMID, prevista para 20 de agosto. Estiveram presentes na ocasião, dentre outras autoridades, o Ten Brig Ar Raul Botelho, Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas; Ten Brig Ar Tadeu Fiorentini, Chefe de Logística e Mobilização; Dr. Marcos Rosas Degaut Pontes, Secretário da Secretaria de Produtos de Defesa; Maj Brig Ar Alcides Teixeira Barbacovi, Diretor do Departamento de Produtos de Defesa; e  General Flavio Marcus Lancia, 4º Subchefe do Estado-Maior do Exército.

 Com informações do Departamento de Produtos de Defesa (DEPROD)

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).