As Forças Armadas não têm medido esforços para minimizar os efeitos da pandemia de Covid-19 no estado do Amazonas e, em especial, na capital Manaus. Passados dez dias que o Governador Wilson Miranda Lima solicitou apoio ao Ministério da Defesa (MD), os números são impressionantes.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Do dia 8 de janeiro para cá, foram transportadas 168 toneladas de carga para Manaus; realizadas 314 horas de voo; entregues 36 tanques de oxigênio líquido, 1.510 cilindros de oxigênio gasoso, 40 respiradores e 12 usinas de oxigênio.

Neste fim de semana, por exemplo, os militares da Marinha, do Exército e da Aeronáutica trabalharam incessantemente para executar, principalmente, as seguintes ações: transporte de pacientes e de oxigênio, montagem de Hospital de Campanha e entrega de respiradores.

Transporte de pacientes
No domingo à noite (17), 15 pessoas foram transferidas para João Pessoa-PB e 12 para Natal-RN. Na madrugada de sábado para domingo, 15 pacientes desembarcarem em Brasília-DF. No sábado à noite, 11 pacientes chegaram a São Luís-MA. Os transportes foram realizados por aviões C-99 da Força Aérea Brasileira (FAB).

MD_NOTICIAS_20210117_NOT01_FOTO1.jpg

Oxigênio

Ainda no domingo à noite, uma aeronave C-130 (Hércules) transportou 10 tanques de oxigênio líquido e um gerador de oxigênio gasoso, de Brasília para a capital amazonense. O total da carga é de 13,5 toneladas.

MD_NOTICIAS_20210117_NOT01_FOTO2.jpg

Na madrugada de sábado para domingo, duas aeronaves C-105 (Amazonas) da FAB transferiram, de Belém para Manaus, mais 115 cilindros de oxigênio gasoso. O primeiro avião chegou às 2h40, com 50 unidades, em um total de 3 mil kg de carga. Já o segundo, pousou às 3h, com 65 cilindros, somando mais 3,9 mil kg de carga transportada.

Ontem, um avião KC-390 transportou, de Garulhos, São Paulo, para Manaus, cinco tanques de oxigênio líquido, o que corresponde a 5.550 Kg de carga.

Hospital de Campanha
Aeronaves KC-390 da FAB têm realizado transporte, da capital carioca e de Recife, Pernambuco, de módulos e 4,3 toneladas de materiais hospitalares, como camas, tendas e geradores para a montagem de um hospital de campanha no Hospital Delphina Rinaldi Abdel Azizi. O intuito é ampliar a capacidade de atendimento de saúde ao público em Manaus. O serviço é realizado por militares do Exército com a supervisão de pessoal especializado. A previsão é de que o HCAMP seja concluído nesta segunda-feira (18).

Entrega de respiradores
O Ministério da Defesa, por intermédio da Marinha, enviou na sexta-feira (15), 40 respiradores Inspire para Manaus. Inicialmente foram levados 26 e, em seguida, mais 14. O Inspire é um respirador de baixo custo desenvolvido a partir de parceria entre o Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo (CTMSP) e a Universidade de São Paulo (USP). A parceria entre a Marinha e a USP possibilita alternativa barata e acessível em relação aos equipamentos existentes no mercado.

Por Capitão-Tenente (T) Fabrício Costa
Fotos: Centro de Comunicação Social da Aeronáutica

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).