Promovida pelo Ministério da Defesa (MD), em parceria com a Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e com instituições de ensino superior de todo o País, a 25ª edição do Curso de Extensão em Defesa Nacional contou com a participação de quase duas mil pessoas, nas modalidades presencial e remota.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Destinado a alunos de graduação e pós-graduação, o treinamento acadêmico impulsiona o intercâmbio de conhecimentos e amplia o envolvimento da sociedade brasileira em estudos relacionados ao setor de Defesa. O Curso de Extensão, gratuito, ocorreu entre os dias 17 e 21 de outubro no auditório da Universidade Federal do Amazonas, em Manaus e, também, em formato virtual.

Durante o curso, foram abordados assuntos como a “Análise dos conceitos de Segurança e Defesa adotados pelo Ministério da Defesa”, “A relação entre a Inteligência de Estado e a Defesa Nacional”, e “A atuação do Comando Militar da Amazônia (CMA) nas operações interagências”. Outras temas de destaque foram “Os projetos estratégicos das Forças Armadas” e “A relação do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam) com a Defesa Nacional”.

Por Rayane Bueno
Foto: Cap Meneses

Marcelo Barros, com informações do Ministério da Defesa
Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).