No dia 22 de setembro de 2020, uma comitiva do Centro de Análise Estratégica da Comunidade dos Países da Língua Portuguesa (CAE/CPLP) realizou uma visita de cortesia à Embaixada da República da Guiné Equatorial, no âmbito do programa de apresentação do CAE às embaixadas dos Estados Membros e Observadores Associados da CPLP, com representação em Maputo.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A comitiva era composta pelo Diretor do CAE, CMG FRANCISCO EVANDRO RODRIGUES CAMELO e três membros da sua equipe de trabalho, e foi recebida pelo Excelentíssimo Senhor BIENVENIDO ESONO ENGONGA OKOMO, Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário da República da Guiné Equatorial em Moçambique, que se fez acompanhar do Primeiro-Secretário, Segundo-Secretário e Adido Administrativo.

O Diretor do CAE/CPLP agradeceu pela acolhida à comitiva e fez uma explanação sobre o CAE, citando suas atividades, missão, objetivos e plano de atividades em 2020, colocando o Centro à disposição para o estreitamento de laços e de cooperação, além de ofertar dois exemplares da primeira edição da “Revista Estratégica”. Por sua vez, o Embaixador da Guiné Equatorial agradeceu pela visita e disse que a Embaixada está igualmente disposta a cooperar com o Centro.

Estratégia: pesquisar, estudar e difundir!

www.caecplp.org

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).