Em exposição no ParkShopping, em Brasília (DF), a réplica do F-39 Gripen, o mais novo integrante da frota de caça da Força Aérea Brasileira (FAB), tem atraído a atenção dos visitantes e encantado quem passa pelo local. A ação celebra o Mês da Asa, em que é comemorado o Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira, em 23 de outubro. Por isso, de 9 a 24, a população poderá conhecer a réplica do Gripen, além de suas funcionalidades e curiosidades.

Na noite desse sábado (9), primeiro dia de exposição, quem passou pelo local teve uma surpresa, ao ver uma aeronave, com 15 metros comprimento, oito de largura e quatro de altura, dentro de um shopping, como foi a experiência da Comerciante, Cassia Sanches. “É uma réplica perfeita. Fiquei emocionada, porque nunca tinha visto um avião de caça de perto”, conta.

i2110921481409969Para o engenheiro mecânico Márcio Ávalos, que estava acompanhado da família e revelou ser apaixonado por aviação, a noite de sábado foi especial. “Muito interessante ver esse momento em que o Brasil está recebendo o Gripen, por ser um avanço tecnológico gigantesco. Ter a oportunidade de conhecer de perto um avião desse, é maravilhoso, um avião de ponta em nível mundial. Trazer a criança para conhecer, também é muito bacana”, conta.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O procurador Federal Hélio Carvalho visitou a réplica acompanhado da neta. “Demonstra a tecnologia do Brasil, como estamos avançados em questão de avionica e para a criança é maravilhoso. Tanto avô quanto a neta apreciam muito essa visita”, comenta.

i2110921481808906Segundo o cozinheiro João Batista Vieira de Souza, quando soube que havia exposição no Shopping, tratou de organizar o horário de serviço para conhecer a réplica. “Com essa exposição é bem legal para trazer a família e ver uma aeronave dessa, que só vê voando e muito rápido”, disse ele.

Para o estudante Felipe Tzelikis, de 11 anos, a experiência foi incrível, de ver, pela primeira vez e de tão perto, um avião de caça. “Achei muito legal, nunca tinha visto um avião de perto. Sei que não é de verdade, é uma maquete”, diz ele.

Já a médica Aline Martins Campos contou da surpresa de ver o Gripen. “Ficamos felizes porque o Mateus, nosso caçulinha, é fã da Esquadrilha da Fumaça, o aniversário dele foi de avião, ama e só fala em avião. Somos muito fãs das Forças Armadas e ficamos gratos por essa oportunidade”, salienta. i2110921482308750

A visitação é gratuita e pode ser realizada no horário de funcionamento do shopping, sendo que o uso de máscaras é obrigatório, e o acesso será controlado para evitar aglomerações. Durante a experiência, os visitantes poderão conhecer detalhes da aeronave, entrar na cabine, conversar com militares da FAB e ficar por dentro de funcionalidades estratégicas do F-39. A réplica é feita de fibra de vidro, madeira e metal.

Para entrar na cabine do F-39 Gripen como se fosse um piloto, o visitante deverá realizar agendamento com antecedência. i2110921482406713Nesse caso, turmas de até três pessoas visitarão a cabine em companhia de um Oficial da FAB. A visita tem duração de dez minutos. A marcação deve ser feita exclusivamente pelo AppMulti, disponível gratuitamente para Android e IOS.

Confira aqui o vídeo da matéria.

Vídeo: Suboficial Nery/CECOMSAER

Fotos: Sargento Müller Marin/CECOMSAER

Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).